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Ferrugem: 20 anos de Designer de moda

Moda Sustentável

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O projeto em tela tem por objetivo a realização de desfile de moda em comemoração aos 20 anos da marca Ferrugem, fundada pela renomada criativa designer de moda Fernanda Ferrugem. Em 2022, a marca chega às suas bodas de porcelana e desse elemento tão delicado e considerado puro, Fernanda propõe ao Bsb 2030 se valer de materiais que comumente na moda estão à margem, em descarte ou elementos considerados “não-nobres” numa linha de produção. Neste sentido, nos últimos anos, Fernanda Ferrugem vem trabalhando em sentido contrário ao grande ‘mainstream’ da moda no DF e no Brasil que é o de repensar a moda e seus impactos humanos, sociais e principalmente ambientais, e abraçou de vez o movimento ‘upcycling’ na sua produção autoral.

Mas o que é UpCycling?

Upcycling trata-se de um processo de criação de algo novo, porém, a partir do que já existia antes. Diferente da reutilização ou da reciclagem, o Upcycling usa materiais existentes para melhorar os originais. Daí vem o “Up” de Upcycling, que dá a ideia de aprimorar ou evoluir algo. A Técnica surgiu em 1990,  tornando-se mais conhecida em 2002 associada ao conceito de reaproveitamento, de continuidade do ciclo de vida do produto, muito citado no livro “Cradle to Cradle” (Do Berço ao Berço) de Michael Braungar e William McDonough.

Em contraste com economia linear, o upcycling busca fechar o ciclo de vida útil de uma matéria com uma “nova economia”, a economia circular e isso na moda é de extrema relevância, uma vez que é uma das grandes indústrias poluentes e consumo de água do planeta, além também de ser uma das indústrias socialmente menos responsáveis, uma vez que com a produção de roupas em massa, há precarização e até escravismo de pessoas.

Portanto, a aprovação deste projeto, além de premiar uma trajetória criativa, de uma artista e designer brasiliense, também premia e incentiva práticas positivas, trabalho autoral e manual e uma economia baseada na criatividade sim, mas sobretudo na ética, no social e na sustentabilidade.

 

 

 

Objetivos específicos:

•       Criação de coleção sustentável comemorativa aos 20 anos da marca Ferrugem;

•       Realização de evento no formato de desfile comemorativo aos 20 anos da marca Ferrugem;

•       Empregabilidade temporária de agentes culturais e demais trabalhadores/as do setor de entretenimento e eventos do DF;

•       Contribuir com a promoção e também para maior incidência de projeto no campo do designer e moda no Bsb 2030;

•       Promoção de uma moda ética e sustentável;

•       Contribuição junto a economia criativa local;

•       Promoção ao trabalho autoral;

•       Promoção ao trabalho local;

•       Divulgação do DF em mídia regional.

 

 

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