Setor

Regiões

O ODS 1 trata da pobreza, cuja erradicação é entendida pela Frente Parlamentar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como ponto central para toda a estratégia de desenvolvimento sustentável. A meta 1.1, e também mais urgente, é a erradicação da pobreza extrema. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), fomos um dos países com melhor desempenho nesta meta, na última década: o Brasil reduziu a pobreza extrema a menos de um sétimo do nível de 1990, e a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema passou 25,5% para 3,5%, em 2012. Situação que mudou muito nos últimos anos, diante das sucessivas crises políticas e econômicas. Dados detalhados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua apontam que cerca de 170 mil pessoas ingressaram na extrema pobreza em 2019. É o quinto ano de aumento da miséria, que deve “explodir” em 2020, como um dos efeitos econômicos da pandemia de coronavírus. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas em setembro mostram que 319 mil domicílios do DF estão em situação de insegurança alimentar. Com o objetivo de inserir o tema na Agenda da Frente Parlamentar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a segunda edição do Café com ODS debateu o ODS 1- – Erradicação da Pobreza “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”.

Convidados:

Patrícia Chaves – Nutricionista e Mestre em Nutrição pela Universidade de Brasília. Atuante na formulação de políticas públicas na área de Segurança Alimentar e Nutricional e Direito Humano à Alimentação Adequado. Consultora do Instituto de Defesa do Consumidor no Programa de Alimentação Saudável e Sustentável.

Cleo Manhas – Doutora em educação e políticas públicas pela PUC/SP, atua em processos de educação popular, na formulação de conteúdos e metodologias, especialmente voltados para formação em políticas públicas e orçamento público. Faz a secretaria executiva do Movimento Nossa Brasília e tem como pautas prioritárias a educação e o direito à cidade. É assessora política do Inesc.

Moderação: Thiago Gehre – Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2011). É professor vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Como docente e pesquisador atua principalmente nos estudos sobre Relações Internacionais do Brasil, História e Teorias das Relações Internacionais, Estudos sobre América do Sul, Fronteiras, Parcerias Estratégicas, Estudos Críticos de Segurança Internacional. É especialista nas relações Brasil-Venezuela. Trabalhou na Presidência da República entre 2012 e 2015, na Cooperação Internacional Federativa e na Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD). Atualmente desenvolve pesquisa sobre BRICS, Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Coordena o Programa Especial de Extensão UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo.