Setor

Regiões

CLDF lança Frente para debater metas para o futuro do Distrito Federal

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Com iniciativa do deputado distrital Leandro Grass, da Rede Sustentabilidade, a Câmara Legislativa lançou, nesta terça-feira (26), a Frente Parlamentar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A medida faz parte da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas para o mundo tomar medidas que promovam o desenvolvimento sustentável e uma vida digna a todos. O lançamento aconteceu no Memorial dos Povos Indígenas e contou com a presença de representantes da sociedade civil organizada, do setor empresarial, do terceiro setor e do governo.

Ao oficializar o lançamento da Frente Parlamentar, Leandro Grass reforçou a importância da parceria entre diversos atores da sociedade. “Essa agenda só vai acontecer se a gente tiver parceria. Todos que estão neste evento já são porta-vozes dos ODS. São 17 metas, mas são simples se nos unirmos. O que falta agora é a comunicação do que cada um está fazendo. Hoje damos início a uma sequência de atividades em conjunto. Precisamos da integração coletiva para que projetos sejam viabilizados e executados, seja com orçamento público ou privado”, detalhou o deputado.

Decana de Extensão da Universidade de Brasília, Olgamir Amancia Ferreira reforçou a necessidade de investimentos na Educação. “O objetivo 4, que fala da Educação, é o que está na centralidade e faz parte de todos os outros. A UnB atua para formar sujeitos que possam interagir com a sociedade. Temos que falar da educação de qualidade, com característica emancipatória para o conhecimento. Não há como se realizar uma boa educação sem investimento”, reforçou a decana.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) tem feito estudos e adequações das metas globais para o Brasil. Diretora adjunta do IPEA, Enid Rocha detalhou os levantamentos. “Para cada objetivo, temos a posição dos indicadores nacionais e quais os desafios para o Brasil atingir até 2030. Esse foi o nosso primeiro passo. A Agenda 2030 é do presente e do futuro”, afirmou a diretora.

Representantes da Delegação da União Europeia no Brasil também participaram do lançamento da Frente Parlamentar dos ODS. “Esta agenda pede o envolvimento da sociedade civil, do setor privado e do governo. Ação, cooperação e parceria desses atores se revelam determinantes para o cumprimento efetivo dos objetivos. Não podemos deixar ninguém para trás. Nosso desejo é que a Frente fomente iniciativas legislativas para implementação e fiscalização do DF, e, em breve, solucione problemas complexos para que a Agenda 2030 seja uma agenda no DF”, afirmou Denise Verdade, assessora do Programa de Cooperação da delegação.

“Reunir tantos atores diferentes mostra a importância desse tema. As políticas públicas precisam trabalhar pela vida. Todos precisam se engajar, mas não como cumprimento de metas, mas como instrumento político para a realização de políticas públicas para a vida”, sugeriu Wagner Martins, da coordenação da estratégia Fiocruz para a Agenda 2030. A importância do cumprimento da Agenda 2030 e da Frente dos ODS foi reforçada por Fabiana Kent Paiva, assessora de Advocacy e Mobilização da Visão Mundial. “A Frente traz a discussão para cumprirmos a meta 17 de garantir coerência nas parcerias. Vamos nos juntar para colocar em prática os objetivos a partir desta Frente Parlamentar”, completou Fabiana.

Presidente da Emater, Denise Fonseca elogiou a representatividade feminina na mesa de lançamento da Frente e definiu a necessidade da união em busca de uma sociedade mais igual. “O Brasil não é um país pobre. É um país muito rico, mas se torna pobre quando tem tanta desigualdade entre a população. Agora estamos todos juntos para trabalhar por essa mudança.” A fala da presidente foi seguida pelo discurso do mais jovem do grupo, o ativista do Jovens Pelo Clima Ian Nunes, que tem 16 anos. “O planeta pede socorro hoje e agora. Os ODS são metas para vivermos em um mundo melhor. Enquanto alguém estiver passando fome, não tiver educação, não podemos dormir tranquilos”, resumiu Ian.

Participaram também do lançamento a deputada federal Erika Kokay, o secretário de Juventude do DF, Léo Bijos, o assessor da Fecomércio Athayde Passos da Hora, o porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade Pedro Ivo, entre outros representantes da sociedade civil, do terceiro setor e do setor empresarial.

A Frente Parlamentar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Câmara Legislativa será presidida pelo deputado Leandro Grass e terá reuniões mensais para debater o andamento das metas no DF.

Os objetivos

Desde 2015, 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) estão comprometidos a trabalhar pela erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões. O pacto faz parte do documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, assinado em Nova Iorque. Nele, os países comprometeram-se a tomar medidas que promovam o desenvolvimento sustentável e vida digna para todos. São 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até o ano de 2030.