Setor

Regiões

Frente Parlamentar realiza primeira reunião para falar dos ODS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A primeira reunião da Frente Frente Parlamentar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Câmara Legislativa ocorreu nesta segunda-feira (2/12). Conduzida pelo deputado Leandro Grass (Rede), presidente da Frente, reuniu representantes da sociedade civil organizada, do setor empresarial, do terceiro setor e do governo. Durante o encontro, Grass apresentou uma plataforma que servirá de repositório dos projetos e iniciativas que potencializem algum dos objetivos.

O grupo decidiu também organizar a 1º Conferência pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Distrito Federal, que será realizada em junho do ano que vem. “Queremos identificar e conectar pessoas para fortalecer projetos e iniciativas de todos os setores e fazer com que eles ganhem força. Vamos trabalhar juntos, como define o 17º Objetivo, com um propósito coletivo e integrado das nossas ações”, detalhou o deputado Leandro Grass durante o encontro.

As reuniões da Frente Parlamentar serão realizadas bimestralmente. A próxima será em 19 de fevereiro de 2020. Entre os integrantes do encontro desta segunda estavam representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da União Europeia, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Visão Mundial, Fibra, Ibram, SLU, Emater, do grupo Jovens Pelo Clima, da organização não governamental Alternativa Terrazul, do Instituto Tocar, entre outros.

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram firmados em 2015, por 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Eles comprometeram-se a trabalhar pela erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões. O pacto faz parte do documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, assinado em Nova Iorque. Nele, os países garantiram tomar medidas que promovam o desenvolvimento sustentável e vida digna para todos. São 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até o ano de 2030.